INFORMAÇÃO

Profissionais da limpeza urbana são incluídos no novo calendário de vacinação da Secretaria Estadual

LSM- Um novo Calendário Único de Vacinação, ajustado pela Secretária de Estado de Saúde (SES), junto à Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), teve uma nova versão criada. Durante essa nova atualização, o calendário prevê a inserção de novos grupos prioritários.

O Calendário Único estabelece que os municípios disponibilizem dias específicos na semana para a retomada de alguns grupos prioritários, como idosos, gestantes, pessoas com comorbidades e deficiência permanente (com 18 anos ou mais), que acabaram perdendo o dia de vacinação por algum motivo. Nessa nova atualização, estão inseridos trabalhadores da limpeza urbana e trabalhadores portuários, como um novo grupo prioritário.

Também há uma nova necessidade dentro desse calendário, na qual prevê que os municípios imunizem a população em situação de rua; funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade; e os professores da educação básica e superior até o final de junho.

Além disso, reforça a necessidade de que sejam incluídos mais dias para uma ‘’repescagem’’, garantindo uma melhor homogeneidade da cobertura de vacinação.

Os trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos devem ser vacinados até o final de julho. Este grupo acabou sendo incluído como prioritário por uma definição do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), onde foi levado em consideração o grau de exposição à infecção que o grupo acaba adquirindo devido aos riscos de sua atividade.

error: Content is protected !!