INFORMAÇÃO

Prefeitura de Itaboraí divulga calendário 3ª dose da vacina contra a Covid-19

A Prefeitura de Itaboraí divulga a inclusão, a partir desta quarta-feira (08/07), da dose de reforço contra a Covid-19, no calendário de vacinação do município seguindo a determinação do governo do estado do Rio de Janeiro. A imunização de reforço começa com a população de idosos a partir de 90 anos ou mais, assim como idosos institucionalizados e acamados com seis meses completos da última vacina contra Covid-19. E também para pacientes com alto grau de imunossurpressão acima de 18 anos que receberam as duas doses de qualquer vacina  contra Covid-19 há 28 dias após a última.

 O calendário de vacinação iniciará a primeira etapa de reforço nesta quarta-feira (08/09) até sexta-feira (10/09), com os idosos de 90 anos ou mais. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) com os agentes comunitários de Saúde estarão indo até as instituições de idosos e nas residências dos idosos acamados para realizar a imunização de reforço. Os pacientes com alto grau de imunossurpressão podem se dirigir a um dos 20 polos de imunização estratégicos espalhados pelo município. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) ressalta que este planejamento será mantido enquanto durarem os estoques de vacina. 
Simultaneamente, o município continuará vacinando a população geral a partir de 17 anos e aplicando a 2ª dose dos imunizantes que estejam previstos na caderneta de vacinação nos mesmos polos. Portanto, quem ainda não se vacinou deve procurar uma das unidades para garantir a imunização. O superintendente de Vigilância em Saúde, Renato Botticini, destaca que a partir dessa semana a população deve ficar atenta aos dois calendários: o de 1ª dose e da dose de reforço.


“Desde o começo da campanha de vacinação contra a Covid-19 realizamos um planejamento cuidadoso e técnico para que não falte vacina. Seguindo a nova recomendação das autoridades federais e estaduais de Saúde iremos iniciar a dose de reforço, que é a 3ª dose da vacina. Vamos avançar agora com os dois calendários à medida que novos lotes de imunizantes são encaminhados para Itaboraí. É importante destacar que Itaboraí só avança as faixas etárias quando tem garantida todos os imunizantes para suprir a população dessa faixa estabelecida no cronograma”, afirmou o superintendente.


O calendário de reforço (3ª dose) fica assim:


Quarta-feira (08/09) — idosos acima de 90 anos ou mais, e idosos institucionalizados

Quinta-feira (09/09) —  idosos acima de 90 anos ou mais, e idosos institucionalizados Sexta-feira (10/09) —  idosos acima de 90 anos ou mais, e idosos institucionalizados

Observação: Todos os dias —   pacientes com alto grau de imunossurpressão acima de 18 anos que receberam as duas doses de qualquer vacina contra Covid-19 há 28 dias após a última 

O calendário de 1ª dose permanece assim:

Quarta-feira (08/09) — população geral a partir de 17 anos

Quinta-feira (09/09) — população geral a partir de 16 anos

Sexta-feira (10/09) — população geral a partir de 16 anos

Documentos necessários para vacinação são (original e cópia):

— Documento de identificação com foto;— Comprovamtes das 1ª e 2ª doses de vacina contra Covid-19

— Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou cartão do SUS;

— Comprovante de residência;— Laudos, receitas, relatório médico ou prescrição médica (com validade de 12 meses).

São considerados pacientes com alto grau de imunossurpressão:

Imunossuprimidos – Fonte Nota Técnica nº 27/2021
indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 20 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas

Horários de atendimento
O município agora conta com 20 polos de vacinação. No Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro, e na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco (PEMVJOF), em Manilha, o horário de vacinação é de 8h às 16h. Já nas demais 18 unidades destinadas como polos o atendimento à população é de 8h às 12h.

Locais de vacinação
– Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da RochaEndereço: Avenida Vereador Hermínio Moreira, 206, Centro.
– Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco (PEMVJOF)Endereço: Rodovia BR-493, km 0, Manilha.
— Unidade de Saúde da Família Valdober de Souza Machado (Ampliação II)Endereço: Rua Miguel Ângelo Ximenes, lt. 6, qd. 53, Ampliação.
— Unidade de Saúde da Família (USF) Porto das CaixasEndereço: Rua Tenente Joaquim Rabelo de Matos, 353, Porto das Caixas.
– Unidade de Saúde da Família Lizete Fernandes de Souza (USF Reta Velha)Endereço: Rua Dois, Praça Claudinei Santos Tavares, Esperança.
— Unidade de Saúde da Família Belarmina Maria da Silva (USF Vale do Sol)Endereço: Avenida Laurindo Gonzalez, Retiro São Joaquim.
— Unidade de Saúde da Família (USF) Vila BrasilEndereço: Rua Goiás, lt. 23, qd. 6, Vila Brasil.
— Unidade de Saúde da Família Pastor José Mendel (USF Monte Verde)Endereço: R. N, lt. 10, qd. 18, Monte Verde.
— Unidade de Saúde da Família Dimas Monteiro Nogueira (USF Visconde)Endereço: Avenida Presidente Médici, Visconde de Itaboraí.
— Unidade de Saúde da Família José Ednaldo Mendes (USF Santo Expedito)Endereço: Rua Desembargador Augusto Galvão, 242, Santo Expedito.
— Unidade de Saúde da Família Jorge José da Silva (USF Bairro Amaral)Endereço: Estrada Prefeito João Batista Caffaro, qd. M, Grande Rio.
– Unidade de Saúde da Família (USF) Planalto do MarambaiaEndereço: Rua Tocantins, lt. 4, qd 20, Marambaia.
– Unidade de Saúde da Família (USF) Agro BrasilEndereço: Rua B, lt. 44 qd. 9, Parque Nova Friburgo.
— Unidade Básica de Saúde (UBS) Chácaras Sambaetiba (somente às quartas-feiras)Endereço: Largo da Estação, Chácaras Sambaetiba.
– Unidade de Saúde da Família Antônio Bravo Peccini (USF Itambi)Endereço: Rua Rui Barbosa, Itambi.
– Unidade de Saúde da Família Virgílio Ribeiro Lopes (USF Cabuçu)Endereço: Estrada Vereador Antônio Cícero, Cabuçu.
– Unidade de Saúde da Família Maria Ferreira dos Santos (USF Nova Cidade)Endereço: Avenida Américo da Costa Cardoso, Nova Cidade.
– Unidade de Saúde da Família Vereador Eugênio Marins Coutinho (USF Quissamã)Endereço: Rua César Xará, 666, Quissamã.
– Unidade de Saúde da Família Maria do Rosário Oliveira (USF Apolo)Endereço: Rua Alcebíades Gomes Pereira, lt. 48, qd. 40, Apolo II.
— Unidade de Saúde da Família Maria Aparecida da Silva Pereira (USF Joaquim de Oliveira)Endereço: Rua Vinte e Dois, Joaquim de Oliveira.

error: Content is protected !!