INFORMAÇÃO

Itaboraí reduz para oito semanas intervalo entre doses da AstraZeneca

 partir desta quinta-feira (15/07), o público-alvo da vacinação contra Covid-19 que for imunizado com a primeira dose da AstraZeneca/Fiocruz terá que retornar à unidade, após o prazo de oito semanas, para tomar a segunda dose. A decisão pela redução do intervalo foi tomada pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), a partir da recomendação estadual.

A medida não tem caráter retroativo. Ou seja, quem já recebeu a primeira dose da AstraZeneca anteriormente terá que cumprir o intervalo proposto de 12 semanas. O superintendente de Vigilância em Saúde do município, Renato Botticini, explica que é necessário manter o planejamento estratégico pré-definido a fim de evitar longas filas nas unidades de vacinação. 

“Estamos fazendo a alteração a partir desta quinta-feira. Isso significa que é preciso seguir a data que está agendada na sua caderneta de vacinação. Então, não adianta tentar antecipar o prazo por conta própria. Precisamos evitar longas filas nas unidades e continuar cumprindo a logística de aplicação”, afirmou o superintendente.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) ressalta que a redução de intervalo é válida apenas para a vacina da AstraZeneca/Fiocruz. O hiato entre as duas doses da Pfizer segue sendo de 12 semanas. Já da CoronaVac, 21 dias. O município conta com 16 polos de vacinação e a recomendação é que o morador retorne, preferencialmente, o mesmo polo para receber a segunda dose do imunizante. Cabe ressaltar que apenas poderá completar a imunização quem tomou a primeira dose em Itaboraí.

No Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro, e na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco (PEMVJOF), em Manilha, o horário de vacinação é de 8h às 16h. Já nas demais 14 Unidades de Saúde da Família (USF), destinadas como polos, o atendimento à população é de 9h às 12h.

error: Content is protected !!