INFORMAÇÃO

Itaboraí: Prefeitura faz iluminação especial em prevenção ao mês ‘Setembro Amarelo’

Foto: Divulgação / PMI

Por Thayná Silva – A Prefeitura de Itaboraí fez uma programação especial para o mês do setembro amarelo e deu uma iluminação especial ao prédio sede do executivo, o Palacete Visconde de Itaboraí, que fica localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro.  

No dia 10 de setembro foi o dia mundial de Prevenção ao Suicídio e a Policlínica da Manilha recebeu uma atividade itinerante, com palestras que falavam sobre os riscos do suicídio. Além disso, também foi possível identificar através dessas informações que foram passadas para os pacientes, quais são as principais causas e sinais do suicídio e como conseguir ajuda na rede municipal de Saúde.  

Durante a ação houve uma palestra ministrada pelo psicólogo Delcison Carvalho, que faz parte do Projeto Integrar e do Projeto Consultório na Rua, e pela coordenadora da Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Aparecida Coelho.  

Na ação, os palestrantes promoveram uma roda de conversa e dinâmicas com usuários dos postos, e abordaram como é importante cuidar da saúde mental, principalmente, em tempos de enfrentamento de Pandemia e conversaram o quanto é importante enaltecer a vida.  

A palestra foi muito importante para os pacientes que participaram das conversas e puderam falar sobre o que sentem.  

Precisa de ajuda? Saiba onde buscar por atendimento!  

Na cidade de Itaboraí, os locais para ajudar na saúde mental das pessoas fica em três lugares diferentes: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Celeste Maria Campos, que funciona 24 horas e atende pessoas com transtornos severos e persistentes; o CAPSI Marinéa Barreto, voltado para crianças e jovens até 18 anos; e também, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool outras Drogas Lima Barreto (CAPSad). 

Caso aconteça um caso de emergência, saiba que pode buscar Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia, onde possui alguns leitos que são destinados para atendimento à saúde mental, com uma equipe multidisciplinar que conta com psiquiatra, psicólogo e enfermeiros. 

error: Content is protected !!