INFORMAÇÃO

Dia Mundial do Meio Ambiente será celebrado com passeio ciclístico em Itaboraí

LSM – A Prefeitura de Itaboraí irá realizar um passeio ciclístico no próximo sábado, 5, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O ponto de concentração do evento será na Praça Itamar da Silva Júnior, no Centro de Itaboraí, às 7h.

De lá, os ciclistas seguirão em direção ao Parque Natural Municipal Paleontológico de São José, no distrito de Cabuçu. A rota tem cerca de 15km, com o nível de dificuldade moderada. Ao final do trajeto, os atletas plantarão 188 mudas nativas da Mata Atlântica no interior do sítio arqueológico.

A iniciativa do evento é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU) e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).

O ciclista que quiser participar do pedal, precisa realizar uma inscrição online, informando dados cadastrais e declarando o termo de responsabilidade. O cadastro estará disponível até a próxima sexta-feira, 4, no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScPYXbJdDObgxaXWIIcF6a-9Z0CUjhwLvj5FAZhQNEu6NaNsg/viewform.

O evento também marca a inauguração de uma trilha no interior do parque com trajeto de cerca de 2 km. A Secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, Sheila Rodrigues, destaca a importância de conscientizar a população sobre as questões ambientais, além de incentivar cada vez mais o uso de bicicleta como modal de transporte responsável e menos poluente.

“A data tem o intuito de sensibilizar os moradores sobre a importância de conservar e proteger o meio ambiente, além de estimular mudanças de comportamento e atitudes. Todo cuidado e respeito à natureza são fundamentais para manter o ambiente em equilíbrio”, afirmou.

Após o sucesso do 1º Pedal da Transformação, realizado em comemoração aos 188 anos de emancipação político-administrativo de Itaboraí, o Secretário de Esporte e Lazer, Lenon Coutinho, enfatiza que o novo pedal seguirá o mesmo modelo, com organização no trânsito e respeito aos protocolos de prevenção ao contágio de Covid-19. O uso de máscaras é obrigatório.

“Vamos promover o novo pedal mantendo as restrições necessárias e seguindo os protocolos de prevenção. E nesta data tão importante de conscientização, devemos lembrar também os benefícios do ciclismo para o meio ambiente. O uso da bicicleta como transporte contribui muito para redução dos índices de poluição”, disse o secretário.

error: Content is protected !!
× Como podemos te ajudar?