INFORMAÇÃO

Defesa Civil de Itaboraí reúne líderes comunitários para alinhar ações de prevenção

Defesa Civil de Itaboraí se reuniu, na manhã desta sexta-feira (01/10), em Outeiro das Pedras, com líderes comunitários representando todos os distritos da cidade para orientar sobre a prevenção de desastres no município. No encontro, o subsecretário de Defesa Civil, major Marlon Pina, ressaltou que é muito importante contar com a atuação dos agentes comunitários, uma vez que eles conhecem bem a localidade, sabem identificar as famílias mais vulneráveis e podem informar os pontos mais atingidos em caso de ocorrências.

“Com a proximidade das chuvas de verão é muito importante que a Defesa Civil esteja alinhada com as lideranças comunitárias para realizar ações de prevenção, divulgar os canais de contato da Defesa Civil e orientar como a comunidade deve agir em casos de emergências. Nesses próximos dois meses, iremos intensificar a parceria com a comunidade para minimizar as ocorrências que podem ocorrer em caso de grandes tempestades”, disse o major.

As lideranças presentes assistiram uma curta apresentação da Defesa Civil sobre como são realizadas as vistorias e as ações de prevenção e atuação em caso de desastres tecnológicos ou naturais. A equipe da secretaria ainda reforçou que a Defesa Civil de Itaboraí está disponível 24 horas por dia durante toda a semana, inclusive aos fins de semana e feriados, através do acionamento pelo número de emergência 199.

Estiveram presentes lideranças dos bairros de Penedo, Nancilândia, Barreiro, São Joaquim, Colônia, Outeiro das Pedras, Monte Verde, Joaquim de Oliveira, Reta, Nova Cidade, Vendas Pedras, Apolo 2, Jardim Planalto, Areal, Shangri-lá, Vila Brasil, Novo Horizonte, Itambi, Gebara e Parque Aurora.

Para receber informações sobre a possibilidade de chuvas, ventos e riscos de desastres no município, os itaboraienses podem contar com um canal direto com o órgão. Para se cadastrar, basta enviar um SMS (mensagem de texto) para o número 40199 e informar o Código de Endereçamento Postal (CEP). O serviço é totalmente gratuito e tem por objetivo preparar a população de forma antecipada para prevenir acidentes em decorrência de fenômenos naturais.

Orientações

Em dias de chuvas fortes, a Defesa Civil de Itaboraí orienta que as pessoas busquem locais seguros e permaneçam neles até cessar o temporal. Também alerta para que os moradores evitem transitar em regiões alagadas ou próximas a rios, canais e córregos sujeitos a transbordamento.

Já em casos de ventos fortes ou incidência de raios, a recomendação é evitar permanecer próximo a árvores e redes de distribuição de energia elétrica. Em caso de emergência, ligue 199.

error: Content is protected !!