INFORMAÇÃO

Casa de Cultura de Itaboraí inaugura nova exposição sobre literatura de cordel

LSM – A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres inaugurou uma nova exposição sobre a literatura de cordel na tarde desta quinta-feira, 5, em Itaboraí. O tema da exposição é: “Jota Rodrigues: o poeta da vida atrevida”.

O lançamento da exposição ocorreu em comemoração ao mês do folclore e cultura popular. A exposição tem o apoio da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), sob curadoria do professor e doutor Ricardo Gomes de Lima e da antropóloga Ana Carolina Nascimento.

A exposição entra em cartaz nesta sexta-feira, 6, e ficará à disposição do público até o próximo dia 12 de setembro. Já o lançamento foi aberto ao público nesta quinta, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Na abertura, a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres quer se tornar um pedaço do nordeste em Itaboraí, com atração musical, apresentação de dança com expressão teatral, comidas típicas e decoração especial para lembrar o clima de festas juninas tão tradicionais em terras nordestinas, assim como em Itaboraí.

“Jota Rodrigues é um nome fundamental no cordel, porque representa não só a expressividade cultural do povo nordestino, como também sua persistência, a capacidade de lutar e não desistir nunca. Quando chegou ao Rio, não deixaram que ele vendesse seus folhetos no espaço tradicional da Feira de São Cristóvão. Mas o trabalho dele se impôs, de tão original, acabou sendo premiado e estudado por pesquisadores, e seu local de trabalho se transformou no Centro Cultural Jota Rodrigues, em Nova Iguaçu”, disse o gestor do espaço e subsecretário de cultura, Alan Mota.

A mostra reúne manuscritos, fotos, instrumentos de trabalho e folhetos de cordel escritos e impressos pelo próprio artista – incluindo as matrizes em madeira, xilogravuras em papel e tecido, bem como um painel ilustrado sobre toda a vida do poeta.

A abertura da exposição contou com a presença dos curadores da amostra, da filha do poeta e gestora do Centro Cultural Casa de Jota Rodrigues, Cida Oliveira.

Fonte: Prefeitura de Itaboraí. Foto: Cláudio Rogério.

error: Content is protected !!